O sistema de ar condicionado central contribui para o surgimento ou agravemento de alergias respiratórias. Isso porque o filtro de ar desses aparelhos não estão preparados para reter as micro partículas, tais como fungos, mofos, e vírus causadores do mal. Salas amplas e cheias de gente trabalhando acabam se tornando ambientes insalubares, criando condições dieais para a ploliferação das doenças provocadas por esse microorganismo.



FUNCIONAMENTO

O aparelho capta ar e o filtra antes de jogá-lo novamente no ambiente. O resfriamento é feito por serpentinas contendo gás refrigerante ou água gelada. Nesse processo, o ar é desumificado, ou seja, perde umidade.

DOENÇAS

O ar frio paralisa os cílios (pêlos) que revestem as paredes do sistema respiratório, e são encarregados de jogar para fora as impurezas que entram junto com o ar que respiramos. Assim, fungos, mofos, bactérias, vírus e ácaros permancem no organismo livres para provocar doenças respiratórias, de natureza alérgica.


OtiteSinusiteAmidaliteRinite
Inflamação dos canais do ouvido, pode ser externa e média (atrás dos tímpanos que ficam cheios de pus)Inflamação dos seios da face, chamados para-nasais (próximos do nariz)Inflamação das amídalas, provocando dor, inchaço e pusInflamação dos sistemas internos do nariz


Evitar locais fechados com grande concentração de pessoas, por tempo prolongado, pois facilita a contaminação. Salas com carpete o período é dobrado.

Mesmo que a pessoa seja alérgica, a exposição dos elementos causadores de alergias (ácaros, fungos, mofo, poeira de local fechado e bactérias) acaba sensibilizando-a. A pessoa torna-se então alérgica.

É preciso então evitar o contato com os causadores da alergia.


LUGARES SEM SOL ATRAEM FUNGOS, ÁCAROS E ALERGIAS


Janelas fechadas, cortinas ou persianas que não deixam entrar nenhuma nesga de sol e um ar que entra pelas narinas levando aos pulmões algo mais que puro oxigênio. Se você mora ou trabalha num ambiente com essas características previna-se: lugares assim, onde apenas 10% do ar circulan te é renovado com ar de fora do prédio, são propícios a proliferação das alergias respiratórias. Locais com refrigeração central ´são habitações ideais para ácaros, fungos, bactérias entre oputros causadores das alergias respiratórias.

Quando a sala são acarpetadas, então, o problema se agrava. "É impossívekl limpar o carpete que sempre fica com resíduos de poeira", lembra o infectologista Edwin Catilo. Mas não pense que o ar condicionado em si seja uma maldição. Não representa perigo instalar em casa aquele aparelho pequeno, de parede, avalia Celso Rodrigues, chefe da unidade de Pneumologia do Hospital de base do Distrito Federal (FHDF). O ar é todo renovado pelo aparelho. Sai o ar quente do interior e entra novo ar de fora.

Mas há que se ter cuidado com a limpeza do filtro e da parte externa que reveste o aparelho. É que as fezes de pombos, por exemplo, representam perigo à saúde das pessoas. Quando secas elas podem ser aspiradas para dentro do sistema e levadas para o ambiente refrigerado. As fezes do pombo tem um fungo chamado criptococcus neoformans, que pode provocar pneumonia e meningite, lembra Edwin Castillo.

O calor do sol é o maior inimigo de fungos, ácaros e mofo. Por isso recomenda o alergista Roberto Ronald Cardoso que deixe entrar na sua casa a luz do sol e ar puro.

Responsável pela Unidade de Alergia do HBDF, o médico lembra que evitar as causas de alergias respiratórias é fundamental. Significa manter a casa ou escritório livre de poeira, de mofo e dos insetos mortos. "O pó da barata morta por exemplo, é um grande alergênico", garante o especialista.

Mas, em prédios públicos e de escritórios, essa estratégia não surte bons resultados, por causa das proporções do ambiente. E o sistema central de ar condicionado acaba perpetuando as doenças respiratórias.





Ligue (11) 9 3704-5454
aeromecanica@aeromecanica.com.br Parceiros